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Como precificar corretamente um produto?

Como precificar corretamente um produto?

[19 de Agosto de 2025]

Sem dúvida um dos maiores desafios dos empresários é precificar os produtos e serviços que são oferecidos por seu negócio. Chegar no preço correto é mais trabalhoso e exige mais cálculos do que imaginamos.

“O ponto principal é que você não tem uma precificação correta sem saber qual valor realmente foi pago no produto. O valor do produto não é necessariamente o que você pagou na nota fiscal; existem outros custos atribuídos a esse produto. Precisamos entender muito bem sobre isso para depois realizar o cálculo da precificação” .

Mais um ponto de atenção ao empresário é que algumas vezes, a precificação acaba sendo definida pelo mercado, mas tem uma saída.

“Outro aspecto muito importante é que a precificação pode acabar sendo estabelecida pelo mercado. Nós temos hoje uma gama de produtos variáveis e muito similares, a partir disso, eu, formando meu preço só com base daquilo que eu acho que deve ser, com base nos meus custos, vou bater de frente com aquilo que o mercado está disposto a pagar."

Por isso, o principal foco é entender o seu preço. " Muitas vezes eu vejo o empresário falando: ‘-Vou pegar meus custos e multiplicar por dois’. Não é assim. Você precisa entender de que forma o preço estipulado está ajudando a sua empresa a pagar os seus custos e ainda deixar lucro”. 

Por fim, como calcular?

Para saber o valor real de venda que o seu produto deve ter, não basta somente colocar um valor, você precisa calcular contando com tributação, forma de pagamento, taxa do cartão e até entrega, se for o caso.

“Para o cálculo da precificação, eu gosto muito de usar a margem de contribuição, ou seja, o principal não é o preço e nem por quanto eu vendi. O importante é quanto ficou na minha empresa. Se a gente passar a pensar dessa forma e calcular descontando o custo do próprio produto, imposto, taxa de entrega, taxa do cartão de crédito (se for o caso), muitas pessoas vão ver que estão no preço errado. Quando eu vendo, eu automaticamente distribuo a venda com o meu fornecedor, governo, embalagem, entre outros pontos. Precisamos entender qual é a margem do produto para estabelecer um parâmetro” , alerta.

Por fim, o empresário precisa entender que os resultados são provenientes da venda, não o que custou a mercadoria.

"Então, eu tenho que fazer a conta inversa. Eu vendi por R$ 20, tiro o custo de R$ 10 e me sobrou R$10, isso representa 50%. Além de tudo isso, preciso considerar o imposto e se a venda foi realizada a prazo. Caso tenha sido, tenho que considerar a perda do valor que acontece por conta da inflação. Montar a demonstração de resultado seguindo vendas, menos o valor do custo do produto, menos impostos. É a forma mais correta de mensurar se está precificado corretamente ou não” .